Correio Popular Notícia




Ji-Paraná intensifica luta contra a dengue

Data da notícia: 05/11/2011
Foto:

(Josias Brito) Quando a chuva cai na região Norte é motivo de alegria para os agricultores, mas as vezes também acaba sendo de preocupação. Isso porque a formação de poças d?água limpa e o clima quente e úmido, típico do período chuvoso são uma combinação perfeita para a formação de criadouros e multiplicação do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20111105d.jpg[/IMG]Com a proposta de promover a prevenção e combate de focos do mosquito nas instalações dos órgãos públicos e empresas privadas que desenvolvem atividades que resultem em acúmulo de material ou outra condição propícia à proliferação do mosquito transmissor da dengue, a Semusa (Secretaria Municipal de Saúde), por meio da Divisão de Controle de Endemias, iniciou a Operação de combate à dengue, intensificando os trabalhos de prevenção e controle da doença no município. Os bairros de Ji-Paraná já estão recebendo as equipes da ?Operação de Combate à Dengue?, que tem a finalidade de eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, além de orientar a população sobre as medidas de prevenção contra a doença.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, médico Abrahim Chamma até o final da operação, prevista para durar cinco meses, deverão ser inspecionados, aproximadamente, 90% dos imóveis. ?Mais que um dever legal, esse deve ser um compromisso de todos, pois a dengue só ocorre através da picada do mosquito, e para se desenvolver o mosquito precisa encontrar condições favoráveis no meio ambiente. Se não houver conscientização e iniciativa por parte da população, é impossível conter a proliferação do mosquito?, esclarece.
O responsável técnico da Divisão de Controle de Endemias, José Carlos da Costa disse que o trabalho de combate e prevenção do mosquito Aedes aegypti no município de Ji-Paraná é realizado pelos agentes de saneamento da Vigilância Ambiental em Saúde, pela equipe da Divisão de Educação Permanente em Saúde, pelos agentes de Saúde, pela equipe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, entre outros, além da participação ativa da comunidade. ?A equipe do fumacê já concluiu os trabalhos no segundo distrito e agora esta trabalhando no primeiro distrito. Outras equipes estão realizando palestras educativas, recolhendo pneus em borracharias, depósitos e terrenos baldios, fazendo o mutirão de limpeza nos bairros mais baixos que são propícios a alagamentos nos períodos chuvosos, visitas domiciliares, entre outras ações?, informou José Carlos.
José Carlos alerta que é preciso realmente, estar atento, pois esta época do ano, até o mês de maio, quando há maior incidência de chuvas, é propícia para a disseminação do mosquito, que se desenvolve em ambiente escuro, com água parada e limpa.

[B]MULTIRÕES DE LIMPEZA -[/B] Os mutirões de limpeza que integram a ?Operação de Combate à Dengue?, estão sendo realizados pela Secretaria de Saúde em parceria com a Semosp (Secretaria de Obras e Serviços Públicos) e seguem em áreas, que já tiveram incidências com a proliferação do mosquito da dengue.
A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus de evolução benigna, na maioria dos casos, e seu principal vetor é o mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais. O vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A infecção por um deles dá proteção permanente para o mesmo sorotipo e imunidade parcial e temporária contra os outros três. Existem duas formas de dengue: a clássica e a hemorrágica.

Fonte:






Noticia vista 1235 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.